Habito da leitura

Ler melhor e aprender mais rápido – um guia prático

Não se culpe, não se cobre e procure o que você realmente gosta: anote os truques para começar a ler melhor, por prazer (e não por obrigação)

Lucas Zanatta

Olá, Lucas Zanatta aqui, consultor e editor desse blog, um leitor voraz que vos traz aqui dicas para você aprender a ler melhor e criar o hábito da leitura. Sim, eu sou do tipo de lê tudo e mais um pouco, sobre todos os temas que consigo. Esse meu hábito começou quando eu era criança com os gibis da Turma da Mônica – obrigado Pai, obrigado Mãe! – por causa daquela turminha em quadrinhos e as incríveis histórias do Maurício de Souza e sua equipe, eu me apaixonei pela leitura.

Ao mesmo tempo que descobri que gostava de ler, descobri também algumas ferramentas que foram fundamentais no desenvolvimento do hábito de ler todos os dias. Como eu curto compartilhar as coisas que aprendo e que considero inspiradoras, separei as dicas abaixo para que você também possa melhorar o hábito de ler, fazendo isso de uma forma saudável e tranquila. Anota aí:


5 dicas para melhorar o hábito de leitura

Não se culpe por não conseguir ler tanto quanto gostaria

1 – Esqueça a culpa se não conseguir ler com frequência!

Na boa, não tem problema se você não consegue ler todos os dias. Está tudo bem! Primeiramente, deixe a culpa de lado e se concentre em um outro sentimento muito melhor e mais agradável: o Desejo!

O hábito de ler não é uma competição

2 – O hábito de ler não é uma competição

Eu sei que é fácil ficar se comparando aos outros. Eu já fiz isso, muito! Por isso relaxa, se seu amigo ou amiga lê muito e vive se gabando disso, lembre-se que você não é ela. A leitura tem que ser um hábito de prazer e não de estresse. Não leia por obrigação, mas sim por que está afim.

Comece lendo os assuntos que você mais gosta

3 – Comece lendo os assuntos que você mais gosta

Pode ser um jornal, um artigo científico, um gibi, qualquer leitura vale. Acima de tudo, escolha uma leitura que te deixa com T…. (não posso escrever essa palavra aqui rsrs). Assim como em outras coisas da vida, é mais fácil e prático se engajar primeiro com aquilo que gostamos. Portanto, comece pelas leituras que você tem certeza que vai se conectar. É uma estratégia.

Estabeleça algumas metas de leitura simples

4 – Estabeleça algumas metas de leitura simples

Sim, ter uma meta é legal e não, isso não é uma competição. A ideia aqui é ser prático e acumular pequenas vitórias todos os dias. Nesse sentido, um pouco de planejamento ajuda, por exemplo uma lista dos livros que você quer ler. Da mesma forma, olhe para seu calendário semanal e monte uma “agenda” de leitura, nos melhores horários. Apenas 10 min por dia já é um sucesso. Ler não é ficar no celular, com a TV ligada, escutando música. Esquece o multitasking. Reserve alguns minutos (ou horas) do seu dia só para isso. E faça um ritual: sente ou deite onde te deixa confortável, acenda uma vela ou um incenso (por que não?), respire fundo e leia.

Leia livros de autores e estilos diferentes

5 – Leia livros de autores e estilos diferentes

Um artigo científico é muito diferente de um artigo de jornal. Assim como ler um livro de poesias é diferente de ler um romance. Quanto mais você ler livros de autores que têm o mesmo perfil, mais sua visão sobre a leitura será limitada. Definitivamente, busque mais pontos de vista, explore novos olhares. Cada gênero literário e cada autor vai te “exigir” uma atenção diferente.

Gostou? Compartilhe esse conhecimento nas suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *